Pular para o conteúdo principal

Algumas opiniões sobre a Lei 9454/97

Algumas opiniões que coletei na Web:

Pró-Liberdade

Catação, TT. "O Estado em Big Brother." Correio Braziliense. 10 Fev. 2002. 24 Dez. 2006
A Lei nº 9.454 quase entra em vigor. Ela instituía o documento único de registro civil de identidade, para substituir todos os nossos documentos pessoais, sem exceção. Não está em vigor mas paira sobre nós. O número único serviria principalmente para sofisticar os urros do Leão: a Receita pretende checar os chamados ‘‘desvios de comportamento’’.
Vianna, Cynthia M. "Da privacidade como direito fundamental da pessoa humana." BuscaLegis.Ccj.Ufsc.Br. UFSC. 24 Dec. 2006.
Porém, não se vê discussão alguma na mídia sobre o assunto, o que é deveras preocupante, pois o Brasil tem uma lei instituindo o número único. (lei nº 9454, de 1997, que entrou em vigou em 2002, mas felizmente até hoje nada foi feito para implementá-la). Esta lei, resquício não só de um período ditatorial, mas de um sistema de identificação ligado à estrutura nazista de massacre dos opositores, não teve grandes repercussões na mídia, e sequer foi discutida adequadamente.
Missali, Guilherme. "Número único para quê?" Ofinica LiteráRia Puntel. 6 May 2006. 24 Dec. 2006
Assim, caso o número único for definitivamente implantado, não estaria o Brasil em profundo retrocesso com a realidade contemporânea? Em qualquer nação onde for implementado um projeto semelhante, aromas fétidos de um passado totalitário voltaria a escalar.
Isso mesmo! Um adolescente tem muito mais conhecimento de direitos individuais do que o socialista-caviar de 5ª categoria chamado de FHC.

Cunha, Eurípedes B. "ASPECTOS LEGAIS DA PORTARIA SDE Nº 05/2002." Universidade Virtual Brasileira. 24 Dez. 2006
Irônico é o cenário atual em nosso país, em que convivem normas avançadas como o art. 21 do CC, regulamentando preceito fundamental que versa sobre a privacidade e a Portaria SDE nº 05/2002, de um lado, e do outro a retrógrada Lei nº 9.454/97...
O "número único" implica na vigilância permanente das pessoas pelo Poder Público, implica no acompanhamento integral de todos os passos das pessoas, desde uma pequena compra com cartão de crédito a viagens ao exterior.
Este é o 1º brasileiro a citar Richard Thomas, Comissário de Informação do Reino Unido.
Fucs, André. "deus é brasileiro,John Locke não. Locke deu sorte(ou não?)." Distante. 05 Jun. 2006. 24 Dez. 2006
Mas enquanto isso na Inglaterra de Locke... a tentativa governamental de criar um documento de identidade único com informações biométricas tem esbarrado em enorme resitência de parte da população. E olha que por lá o governo tem um pouco mais de respeito para com o dinheiro público. É curioso como o que para os compatriotas de deus é comum, para os compatriotas de Locke é uma afronta.

Privacidadefóbicos

"Teoria Geral do Delito pelo Colarinho Branco." 24 Dez. 2006
Veículos, armas, etc. têm registro(identidade) nacional unificado. Pessoas, não.
Pastore, José. "Informalidade: Estragos e Soluções." Coppead. Congresso do Coppead. Rio de Janeiro. 8 Out. 2004. 24 Dez. 2006
A instituição de um cartão único de identificação - o cartão da cidadania - além de promover uma colossal redução de pessoal e despesas para a máquina pública - permitirá ao Estado mais facilidades para verificar o cumprimento dos deveres dos cidadãos.
(...)
Em que o cartão único ajudaria? Todos os brasileiros teriam de possuir esse cartão. Ele funcionaria como uma espécie de passaporte da cidadania. (...) Sem o cartão, eles ficariam impedidos de realizar transações e ter acesso aos benefícios públicos.

Feliz Natal!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp