Pular para o conteúdo principal

Digitais falsas

Os Zé Cadastros que povoam o Brasil adoram afirmar a "confiabilidade" da identificação de pessoas por meio de impressões digitais, como, por exemplo, este texto do Instituto Nacional de Identificação da Polícia Federal:

O sistema datiloscópico é o método mais prático e seguro de identificação humana, razão por que tem sido largamente utilizado, desde a sua descoberta até os dias atuais, na área civil e criminal.

A identificação humana através das impressões digitais, é sem sombra de dúvida, a maneira pela qual pode-se afirmar ou negar a identidade de uma pessoa.
Método mais prático e seguro? Eu não sabia que, agora, um sistema com uma taxa de falso-negativo de 15% seja prático e seguro. E também não sabia que a "identificação humana através das impressões digitais" seria a única maneira de afirmar ou negar a identidade de uma pessoa, ainda mais considerando que a universalidade (quão comum é entre as pessoas) das impressões digitais é considerada média. Além disso, devemos nos questionar o que é identidade, se esta é um pedaço de papel emitido por um burocrata de plantão ou se é a consciência individual de cada ser ao se diferenciar de outros.

O que os Zé Cadastros também não analisam é a facilidade de ser falsificar impressões digitais. E isto dá para fazer em casa e é bem barato.

Clonando impressões digitais de leitores óticos

  1. Registre sua impressão digital no leitor.
  2. Tenha em mãos um tubo de silicone, uma caixa de Bostik Blu-Tack (ou outra massa para fazer moldes) e um pedaço de cartão.
  3. Pegue um pedaço de de Blu-Tack e faça um molde do dedo.
  4. Encha o molde com silicone.
  5. Tire o excesso de silicone com o cartão para deixar o silicone fino.
  6. Depois de algumas horas, a cópia da impressão digital está pronta.
  7. Coloque a cópia no leitor de impressão digital e utilize um dedo não cadastrado para pressionar o molde.
  8. Voilá! Tu acabaste de clonar uma impressão digital.
Clonando impressões digitais latentes (aquelas que ficam em vidros, etc.)

  1. Evidencie a impressão digital utilizando com pó de grafite, ou então, cianoacrilato, que é o componente principal de colas como SuperBonder.
  2. Digitalize a impressão digital, ou por meio de uma câmera fotográfica, ou escanenado a impressão digital.
  3. Trate a imagem para melhorar o contraste claro-escuro.
  4. Imprima a impressão digital numa impressora laser utilizando slide para transparência.
  5. Utilize cola para madeira para criar o molde da impressão digital.
  6. Espere secar, descole do slide e recorte.
  7. Pronto, agora tens um molde que dá para carregar no bolso.
Experiências parecidas com aquela famosa experiência japonesa de clonagem de digitais. Fica a questão: como confiar em sistemas nazistas de controle de alunos? Ou então, nas imbecis urnas eletrônicas que conseguiram subir um nível em imbecilidade com testes de leitores de impressões digitais em 2008?

Comentários

Anônimo disse…
Parabéns pela "verificação" ..

Estou interessado em adquirir a Bostik Blu-Tack, já procurei no Brasil inteiro e não consegui nenhum produto similar. Somente encontrei no amazon.com.uk .. custando 1.75 euros .. se souber de algo agradeço.. e-mail para contato - anarkinhow@hotmail.com
Marla Oliveira disse…
Será que é possível alterar minha impressão digital no meu próprio dedo? Quer dizer se eu cortar ou danificar o meu dedo, minha digital é afetada? Tipo no filme MIB - Homens de preto?
Rodrigo Veleda disse…
Oliveira,

Se tu cortares o dedo e ficar cicatriz, certamente alterará a tua impressão digital. Outras coisas também alteram as impressões digitais, como o manuseio de ácidos. É comum o pessoal que coleta laranjas e outras frutas cítricas terem suas impresões digitais apagadas.
Unknown disse…
Amigo, onde consigo massa pra fazer moldes não achei na net to precisando pra fazer um molde da minha digital...

abraço
Anônimo disse…
Também é possivel clonar sua impressão digital usando a cola durepoxi, "otimo para quem não tem tempo para fazer aulas em auto escola"
Roni Romão disse…
Não sabia dessas formas de falsificação, vou tentar aqui no meu leitor.
Mas de qualquer forma, sei que existe um software que detecta impressões digitais falsas, LFD da Futronic (http://www.youtube.com/watch?v=lQcUHC4uEu0).
Unknown disse…
como pode um imbecil desses postar um lixo desses. cara vai estudar um pouco mais quem falou que existe falso positivo? quando vc viu um? em qual literatura científica vc viu isso? quem falou que pode ser moldado uma impressão entintada? a ignorância tem limites e vc ultrapassou todos eles é hilário seus comentários não vou encina-lo por que quero que mais pessoas vejam o quao infeliz foi esses comentários. passar bem e estude mais ta muito fraco pra escrever sobre papiloscopia.
Unknown disse…
Bom exemplo no link apontado por RONI ROMÃO, que existem softwares que detectam impressões digitais que não partiram diretamente de um dedo, são mera reprodução. Basta um pouco mais de pesquisa constatamos que há muita desinformação a respeito. Concordo com a indignação de NADIEL DIAS, pois opiniões desprovida de comprovação de órgãos credenciados, induzem muitos a erros. Nós que pesquisamos esse assunto, ficamos muito tristes por ao constatar que há muito lixo por aí, distorcendo a realidade, podendo causar estragos na cabeça das pessoas sérias, porém desavisadas.
Roni Romão disse…
Realmente há muita falta de informações nesta área, na verdade em muitas áreas da TI.
Vários leitores capturam a impressão digital através de imagem multiespectral, que conseguem diferenciar carne viva de não-viva e de outros materiais.
E mesmo que seja usado um molde sobre um dedo vivo, este também é rejeitado, pois algumas tecnologias observam as estruturas internas que respeitam e ditam os padrões externos dos cumes da impressão digital, detalhes internos podem ser comparados com o padrão da superfície.
Assim, os sensores podem verificar que a "impressão digital interna" não corresponde à externa.

A impressão digital continua sendo a tecnologia biométrica mais prática, confiável e com menor custo.
Anônimo disse…
Nadiel Dias, Tudo bem que o moço precise estudar papiloscopia, mas você precisa estudar o português.
Caraca, quanto erro! hahaha
Giuliano Galvão disse…
Não fiz meu recadastramento, obrigatório não previsto em lei. Vou fazer meu passaporte para sair definitivamente do Brasil, duvido que o governo me impeça. Tenho o direito universal de ir e vir. Babaca é o povo gado, que se deixa manipular por governo de ladrões.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp