DNI Eletrônico causa problemas na Espanha

O DNI Eletrônico, algo que os galegos chamam de "controlo social sobre a cidadania galega", está gerando inúmeras filas por toda a Espanha. O Diario de Léon reporta que a confusão tomou conta na unidade da Polícia Nacional que emite o tal documento em Léon; confusão esta que começa no sistema de agendamento, que está sempre dando problemas e que acaba na não-diferenciação das pessoas que querem o DNI normal e o eletrônico. Resultado: filas longas!

Em Tenerife, as filas se formam às dez da noite do dia anterior no prédio da Chefatura de Polícia, sem que isso seja garantia de ser atendido, porque há um número limitado de senhas que são distribuidas e tal agendamento só poderá ser feito na terceira noite em claro na fila. Ah, o título da reportage é "Castigo por ley".

Se isto tudo não fosse o bastante, o sistema de emissão de DNI eletrônico recusa sobrenomes comuns na Espanha como Gómez ou Pérez, aumentando ainda mais as filas para a emissão do mesmo. Como também em Tenerife ou Léon, o Ideal reporta:
El sistema de turno por números ha provocado en la última semana interminables colas, alimentadas por la urgencia de todos aquellos que necesitan pasaporte para viajar y los padres de adolescentes que piden el DNI para realizar sus viajes de fin de estudios.
Tal problema com os DNIs eletrônicos também está causando problemas na emissão dos passaportes, sendo que numa terça-feira, nenhum passaporte foi emitido em Madri.

Ora, tais problemas não existiriam se a identificação de pessoas fosse feita de forma particular, com vários emissores competindo entre si. Isso aumentaria a segurança do sistema, já que as empresas teriam que sempre investir em confiabilidade do sistema, e aumentaria a privacidade das pessoas, que não precisariam ter mais um número único (ou mesmo ter um número) e poderiam a qualquer tempo deixar de ter tal documento.


Pessoas pagando o pão que o diabo amassou para poder ter o DNI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como clonar digitais

Digitais falsas

E continua a disCUssão® sobre o Cadastro Único, agora com o nome de Registro Civil Nacional