Pular para o conteúdo principal

Urnete: Daniel Santos

Estava demorando mas surgiu uma urnete, um adorador religioso das urnas biométricas, e seu nome é Daniel Santos. Santos conta em seu blog:
Quem me conhece sabe que eu não sou uma pessoa invejosa. No entanto, nestas eleições, eu preciso admitir que não tive como não sentir pelo menos uma pontinha de inveja dos moradores de três cidades brasileiras. Isso é porquê São João Batista (SC), Colorado D’Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS) foram, efetivamente, as três primeiras cidades do país a contarem com um processo de votação auxiliado por urnas biométricas.
Então o sr. Santos está com inveja de uma estrovenga tecnológica que Hugo Chávez teve que desligar para que a Organização dos Estados Americanos e a União Européia considerasse a eleição legislativa de 2005 na Venezuela minimamente decente. Ou será que Santos tem inveja de esperar 3 horas e meia numa fila como aconteceu em Colorado do Oeste?

Depois, Santos solta uma que mostra sua freqüência a Paróquia da Biometria da Seita do Identitismo:
Eu já mencionei as urnas biométricas por aqui algumas vezes, dizendo que elas podem ser responsáveis por pela eliminação da única fraude ainda possível no processo eleitoral, a de uma pessoa se passar por outra.
Até hoje estou esperando por uma sentença transitada em julgado condendando alguém por votar no lugar de alguém. Mas futricando em seu blog, descubro um post muito peculiar chamado de "Combater fraudes biométricas custa caro". Estou confuso, não seria a biometria o Santo Graal que nos livrará das fraudes eleitorais?

E fuçando ainda mais fundo no blog, descubro que Santos é pró-CU - Cadastro Único, que no seu blog é chamado de "Registro de Identidade Civil". Desnecessário dizer que ele quer logo estar no maravilhoso Cadastro Único, a Panacéia Universal de Todos os Males! Redundante, eu sei. Sejamos honestos, alguém que foi favorável a proibição de venda de armas, certamente tem que gosta do "RIC".

Bizarramente, ele tem um ataque histérico quando o Walt Disney World resolve coletar impressões digitais dos seus visitantes. Lógico que não há problemas quando o governo coleta à força as tuas impressões digitais, o que se provou um tremendo "sucesso". Uma coisa é uma coisa mas a mesma coisa é outra coisa...

E como um plus de final de postagem, Santos defende o Siniav dizendo "preocupar-se" com a privacidade dos carros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp