Estava demorando mas surgiu uma urnete, um adorador religioso das urnas biométricas, e seu nome é Daniel Santos. Santos conta em seu blog:
Quem me conhece sabe que eu não sou uma pessoa invejosa. No entanto, nestas eleições, eu preciso admitir que não tive como não sentir pelo menos uma pontinha de inveja dos moradores de três cidades brasileiras. Isso é porquê São João Batista (SC), Colorado D’Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS) foram, efetivamente, as três primeiras cidades do país a contarem com um processo de votação auxiliado por urnas biométricas.
Então o sr. Santos está com inveja de uma estrovenga tecnológica que Hugo Chávez teve que desligar para que a Organização dos Estados Americanos e a União Européia considerasse a eleição legislativa de 2005 na Venezuela minimamente decente. Ou será que Santos tem inveja de esperar 3 horas e meia numa fila como aconteceu em Colorado do Oeste?
Depois, Santos solta uma que mostra sua freqüência a Paróquia da Biometria da Seita do Identitismo:
Eu já mencionei as urnas biométricas por aqui algumas vezes, dizendo que elas podem ser responsáveis por pela eliminação da única fraude ainda possível no processo eleitoral, a de uma pessoa se passar por outra.
Até hoje estou esperando por uma sentença transitada em julgado condendando alguém por votar no lugar de alguém. Mas futricando em seu blog, descubro um post muito peculiar chamado de "Combater fraudes biométricas custa caro". Estou confuso, não seria a biometria o Santo Graal que nos livrará das fraudes eleitorais?
E fuçando ainda mais fundo no blog, descubro que Santos é pró-CU - Cadastro Único, que no seu blog é chamado de "Registro de Identidade Civil". Desnecessário dizer que ele quer logo estar no maravilhoso Cadastro Único, a Panacéia Universal de Todos os Males! Redundante, eu sei. Sejamos honestos, alguém que foi favorável a proibição de venda de armas, certamente tem que gosta do "RIC".
Bizarramente, ele tem um ataque histérico quando o Walt Disney World resolve coletar impressões digitais dos seus visitantes. Lógico que não há problemas quando o governo coleta à força as tuas impressões digitais, o que se provou um tremendo "sucesso". Uma coisa é uma coisa mas a mesma coisa é outra coisa...
E como um plus de final de postagem, Santos defende o Siniav dizendo "preocupar-se" com a privacidade dos carros.
Comentários