Pular para o conteúdo principal

Por isso tu nunca o verás em discussões sobre a Lei Azeredo

André Lemos sabe das coisas relacionadas à tecnologia, vai ver por isso, ele não foi convidado para nenhuma discussão sobre a Lei Azeredo no Congresso Nacional. E eis a razão. Lemos publicou em seu blog o estudo Assessing the impact of CCTV do Home Office do Reino Unido, sim, aquele ministério onde Jacqui Smith manda e desmanda, para tristeza e desespero de britânicos. O estudo demonstra a ineficiência das câmeras de vigilância. Melhor foi o comentário de Lemos no post:
Acabo de ler as conclusões do relatório sobre o uso das CCTV, "Assessing the Impact of CCTV", do Home Office Research Study (2005), no Reino Unido. As conclusões reforçam mais uma vez a ineficiência das câmeras, o determinismo e a fé tecnocrática, bem como o gasto de dinheiro público. Aqui no Brasil, a adoção tem sido crescente e o discurso da segurança pela vigilância está presente em todos os debates nas atuais campanhas para prefeitos nas principais capitais brasileiras.

Vejam que em muitas passagens da conclusão do relatório o que está em jogo é a (in)eficiência das câmeras (e o problema apontado na gestão dos dispositivos dessas informações/imagens). Não há questionamento sobre o princípio, sobre a criação e a expansão de uma sociedade hiper-vigilante onde a mobilidade é esquadrinhada em tempo real, onde banalizar olhares intrusivos pode gerar mostruosidades individuais e coletivas.
Quem escreve isso nunca será convidado por Eduardo Azeredo para fazer contraponto aos absurdos que saem da boca do dito senador. Azeredo não pode correr o risco de ser desmoralizado em público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp