Pular para o conteúdo principal

Pesquisa interessante, reação ridícula

Uma pesquisa feita pela ONG SaferNet e pelo Ministério Público Federal mostra que 63% dos pais não impõem qualquer tipo de restrição ao uso da Internet pelo seus filhos. E 87% das crianças e adolescentes disseram navegar na rede sem restrições. E então, sem medo algum de dizer algo extremamente ridículo, a procuradora Adriana Scordamaglia diz:
Se alguém tem culpa nisso são os provedores, e até o próprio Estado, que não tem políticas públicas voltadas para a conscientização e prevenção no uso da Internet. Os pais ão sabem muitas vezes o que fazer.
Lógico, né sra. Scordamaglia, eu pago um provedor para que ele bisbilhote a minha vida dentro da minha casa, talvez esteja na hora de eu ir ao Procon reclamar da falta da presença do Fiscal de Puereza e Prevenção dos Vícios que o Vírtua deveria oferecer para mim... Quem sabe quandos as crianças nascem, nos já colocamos o nome do provedor de Internet para que todos saibamos que provedor é "responsável" pela crianaça. Gostei do trocadilho. Depois ela vem com a historinha de que o "Estado", a entidade mágica e abstrata que resolverá todos os males da humanidade, também deve se meter mas não os pais. Estes não podem e não devem interferir na navegação dos seus filhos mas tão só e somente só estranhos com motivos que ninguém sabe.

Pois falando em SaferNet, leio uma cláusula muito peculiar no Termo de Cooperação (apaziguamento) entre a dita instituição e a Google do Brasil:
CLAUSULA QUARTA -CONFIDENCIALIDADE

A SAFERNET nao poderá, direta ou indiretamente, divulgar ou se utilizar de indicadores e estatísticas gerados a partir das respostas fornecidas pela GOOGLE a SAFERNET, ou informações proprietárias da GOOGLE, decorrentes da implementação do processo referido no item "b" da CLÁUSULA PRIMEIRA para qualquer outra entidade além do MPF ou Polócia Federal, exceto se houver requisição de qualquer outra autoridade pública com poder legal de investigação ou ordem judicial obrigando a SAFERNET a tal divulgação.

PARAGRAFO ÚNICO: A GOOGLE concorda que todos os dados e informações geradas ou armazenadas no banco de dados da SAFERNET, provenientes ou oletadas ao longo da interação da SAFERNET com 0 público externo são de titularidade da SAFERNET, que poderá utilizá-los conforme necessidade e interesse da SAFERNET, inclusive para gerar e divulgar indicadores e estatísticas de interesse público.
Ou seja, a SaferNet não poderá divulgar nenhuma estatística referente aos "crimes via Internet", o que dará uma ampla margem para frases vazias do tipo "978% dos crimes no Brasil ocorrem no Orkut" e coisas do gênero.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp