Pular para o conteúdo principal

Alguém precisa botar o TSE nos eixos

O Trambique Superior Eleitoral (TSE) não se emenda mesmo. Em 2008, o TSE implantará urnas eletrônicas que recolhem impressões digitais dos eleitores nas eleições municipais de Mato Grosso do Sul, Rondônia e Santa Catarina. As maquininhas leitoras já foram compradas, embora não seja possível acessar o edital do pregão 022/2005. O TSE planeja trocar todas as 432.600 urnas eletrônicas, só a inclusão de leitores de digitais custaria entre US$43,260,000 até US$64,890,000, sem os custos de logística envolvidos no processo. Não apenas o edital não está disponível como a portaria 374/2005, que criou o SCIdent, o tal programa de identificação, misteriosamente não dá as caras no site do TSE.

Com isso, o Trambique Superior Eleitoral quer colocar o Brasil no mesmo nível de democracia de Hugo Chávez e aqui está a prova de como o recolhimento de impressões digitais de eleitores é algo democrático:
As a result of Sunday’s observation, the Mission would like to underscore the climate of calm that was evident during the elections, as well as the adequate level of preparation and organization at the polling centers. It was verified that, as the National Electoral Council (CNE) had stated, the digital fingerprint machines and the electronic voting notebooks were not in use and the machines were disconnected during the voting. The certification of results was printed out before transmitting, and audits were done after the polls closed. The day ended with a participation level of approximately 25% of all potential voters.
(...)
Despite the important guarantees granted by the CNE, at the request of this significant segment of the opposition, this segment decided in the end not to participate in the elections. It is worth noting that the guarantees that were offered included the elimination of the digital fingerprint machines and of the great majority of the electronic voting notebooks, an increase in audits after the polls closed, the granting of additional space in the news media for electoral advertising, and the presence of witnesses and international observers in all phases of the electoral process. (grifo meu)
E como bem disse a missão da União Européia sobre a tal eleição legislativa venezuelana de 2005:

The elimination of the fingerprint capturing devices from the voting process was a significant moveaimed at restoring the confidence of the parties.

Nada disso aconteceria se, em primeiro lugar, não existisse o TSE com sua estruturação doentia e autoritária e se o direito eleitoral fosse regulamentando pelos legislativos estaduais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp