Pular para o conteúdo principal

Propaganda enganosa

O Folha de S.Paulo de hoje traz uma reportagem sobre a fraude na utilização do sistema de autenticação biométrico das auto-escolas do estado de São Paulo. Como diz o parágrafo inicial da reportagem:
O sistema implantado para combater a formação de condutores despreparados e a prática histórica de compra da carteira de habilitação tem sido ampla e facilmente burlado pelas auto-escolas de São Paulo.
Desnecessário dizer que a burrometria foi vendida como se fosse a separação do Mar Vermelho, colocando um passado "cheio" de fraudes para trás e avistando um futuro de virtudes e sem atos maliciosos, e quem seria o Moisés? Sim a identificação/autenticação por impressões digitais. Contudo, como é necessário total cuidado com os falsos profetas, o sr. Alencar Izidoro diz em sua reportagem:
Na prática, não há ou não tem funcionado qualquer alerta do sistema para a falta de consistência dos registros.
Izidoro também dá-nos uma lista das fraudes com a "inviolável" biometria:
Digitais de pessoas diferentes são colocadas na hora do exame médico e de cada aula. Ou então um mesmo funcionário da auto-escola usa sua digital para vários candidatos.

Ou ainda os registros são feitos de forma retroativa: os alunos colocam sua impressão digital num só dia, equivalente a aulas que deveriam ter sido realizadas em dias anteriores.

No ABC paulista, após denúncias, houve a apreensão nos últimos meses pelo Detran até de um dedo de silicone usado por uma clínica nos exames médicos para facilitar a fraude. (grifo meu)
Ora, eu já tinha denunciado a facilidade de se forjar uma impressão digital. E como eu também já tinha denunciado, um outro sistema de identidade biométrica, o das crianças nas escolas, também foi para um lugar de onde não deveria ter vindo. Lógico que os Pais Fundadores desta idéia no Detran de São Paulo, como bons membros da Seita do Identitisimo, já estão dando um jeito:
A burla do sistema de biometria se tornou alvo nos últimos meses da criação de um grupo de trabalho com equipes do Detran para discutir soluções -por enquanto sem sucesso

Uma das "soluções" propostas foi proposta pelo Corregedor do Detran, José Emílio Pescarmona, de escanear todos os dedos dos requerentes de carteiras de motoristas. Além de aumentar a burocracia, a tal solução não impede o registro prévio das impressões digitais, não impede o uso de moldes de impressões digitais e nem tampouco impede o uso de impressões digitais por partes dos funcionários, o que também estaria facilitado pelo fato de termos candidatos que por alguma razão não tenham todas as impressões digitais.

O único problema é encontrar uma solução para um problema que não está relacionado com biometria mas sim com o caráter e os pensamentos maliciosos de pessoas, cujos quais não podem ser previstos por uma simples leitura de impressões digitais; o que nos traz a questão, qual a razão da utilização da biometria?

Comentários

então é isso que tenho sofrido aqui em Bernardes, pois tenho um concorrente que fez e faz todas essas fraudes, mas a que se pensar, pois tambem existem escolas que trabalham honestamente e cuprem a lei, e ai como é que fica?

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp