Pular para o conteúdo principal

Debate sobre a mas nova ilegalidade da Receita Federal

O Folha de S.Paulo de hoje traz um debate sobre a ilegal tentativa da Receita Federal de acabar com o sigilo bancário no Brasil. O artigo do lado da decência e do respeito aos seres humanos é assinado por Wladimir Rossi Lourenço, vice-presidente do Conselho Federal da OAB, e tem como título, "O sigilo é um direito seu, meu, nosso". Trechos interessantes do artigo:

Não se satisfez em romper os limites de duvidosa constitucionalidade traçados pela lei complementar e pelos decretos que a regulamentaram: dispôs, no artigo 2º, que, na hipótese em que o montante global movimentado por semestre referente a uma modalidade de operação financeira discriminada no parágrafo primeiro do artigo 5º da lei complementar 105/2001 for superior a R$ 5.000 (caso de pessoa física) ou R$ 10 mil (por pessoa jurídica), as instituições financeiras deverão prestar informações relativas às demais modalidades de operação, ainda que movimentadas em montantes globais inferiores aos limites estabelecidos.

Com isso, contrariou o disposto no artigo 4º do decreto 4.489, de 2002, que permitia às instituições financeiras desconsiderar as informações relativas a cada modalidade de operação com montante global movimentado mensalmente inferiores a esses mesmos limites.

Em tradução livre: pode não haver limite mínimo algum para que as informações sejam repassadas ao fisco. Foi ainda mais longe a referida instrução ao ignorar que o decreto 3.724, de 2001, este também alvo de Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), ao possibilitar a quebra do sigilo bancário pela autoridade administrativa, exigiu como condição para tal a existência de processo administrativo fiscal e a imprescindibilidade da violação dos dados.
(...)
O governo, com o fim da CPMF, alardeia ter perdido importante instrumento de fiscalização. Contudo, a contribuição provisória foi concebida como tributo eminentemente de arrecadação, e não de fiscalização, tanto que a lei 9.311, de 24/10/96, na redação original do parágrafo terceiro do artigo 11, vedava a utilização das informações bancárias para a constituição de crédito tributário relativo a outras contribuições ou impostos. Alguém já disse que uma vida pode ser escrita a partir dos cheques emitidos e das compras com cartões de crédito.

Assim, é um direito seu, meu, nosso -assegurado constitucionalmente- que esses dados não sejam devassados sem a existência prévia de processo, ainda que administrativo. Por fim, a instrução normativa, se aplicada, irá promover a quebra generalizada no sigilo bancário de inúmeros correntistas. E, por isso, é inconstitucional.

Já do lado "se-eu-tivesse-todo-o-poder-esta-discussão-não-ocorreria", temos o artigo "Receita de combate à sonegação" do ex-senador petista por Sergipe e atual presidente da Petrobras José Eduardo Dutra (como se sabe, Dutra tem um notório passado de CEOagem em empresas de petróleo). Dutra diz em seu artigo que a Lei Complementar 105/2001, aquela que Lourenço se referiu como de "duvidosa constitucionalidade" é de sua autoria (PLS 7/1995).

Como de costume, Dutra, e seus amiguinhos do Crube dos Hamigos da Privassidade, não traz nenhum tipo de argumentação lógica, algo que seria tecnicamente impossível devido sua filiação partidária, para justificar a quebra indiscrimada do sigilo bancário de todas as pessoas que têm conta-corrente no Brasil. Não contente com sua própria falta de argumentos, Dutra resolve atacar utilizando-se duma arma bastante comum pela esquerda, as falácias:
E o parágrafo 5º determina que as informações sejam consideradas sob sigilo fiscal, na forma da legislação em vigor.

Portanto, onde está a inconstitucionalidade?
Hum, interessante o pretexteamento de Dutra. O governo poderia criar um Registro Nacional de Atividade Sexuais de Pessoas Físicas e compartilhar dados com quem quiser, bastando apenas um portaria baseada numa lei pra lá de ilegal, que isto não seria violação de privacidade. Se bem que se tal Registro existisse, muitas pessoas deixariam de nascer, como, por exemplo, um determinado presidente de uma determinada estatal que é um ex-membro do Congresso Nacional por um determinado estado do Nordeste. Dutra, então, utiliza-se de outro erro lógico comum no campo da esquerda, a falácia "dois erros fazem um acerto":
O Estado não é um ser tão impessoal como parece. Ele é representado pelos agentes públicos e suas prerrogativas. Por que é considerado inconstitucional um auditor da Receita Federal ter acesso a algumas informações que um auditor do Banco Central tem, sem nenhuma contestação, se ambos estão submetidos às mesmas normas de sigilo?
Lógico, se Fidel Castro pode implementar uma ditadura assassina de esquerda, foi mal, uma redundância na última sentença, nós também podemos. E salvo melhor juízo, algo incompatível com PT und so weiter, o art. 37 da Constituição federal ainda está em vigor, ou seja, a impessoalidade é a regra; embora não se saiba o porquê da invocação deste artigo para dar uma esquentada na frágil "argumentação" de Dutra. O menos absurdo seria Dutra alegar que nem todos os servidores públicos são "iguais perante a lei", de forma a garantir a qualquer pessoa no serviço público, acesso indiscriminado a informações sigilosas, algo muito útil se alguém quiser construir uma rede paralela de dados pessoais para atividades paralelas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp