Pular para o conteúdo principal

Testemunho de fé sobre o Cadastro Único

O programa Via Legal, do Conselho de Justiça Federal, traz um lindo testemunho de fé no Cadastro Único. Evidentemente que pensamentos heréticos do tipo, "um só documento de identidade permite maior controle dos seres humanos" ou "se houvesse uma burocracia no séc. XXI, não haveria a necessidade de inúteis documentos de identidade" não serão mostrados.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Rodrigo. Não sei se você vai chegar a ler este comentário, mas gostaria de tirar algumas dúvidas contigo, posto que você é esclarecido no assunto.

- O que você acha da relação Google x privacidade? Você confiaria seus e-mails ao Gmail, por exemplo?

- Qual sua opinião sobre a necessidade de CPF ao fazer cadastro em sites de compras eletrônicas? Você já alguma vez comprou ou acha isso perigoso?

- Em concursos públicos, geralmente uma lista com o nome dos aprovados é divulgada na rede. Isso não apresenta algum tipo de perigo?

Agradeço pelo seu trabalho com o blog. É um dos poucos voltados para o assunto por aqui.
Rodrigo Veleda disse…
Oi, vamos por partes:

- De fato, a Google processa uma quantidade inacreditável de dados, incluindo aí, dados pessoais. E quanto maior o número de informações, maior será o risco. Bom, eu não sei quanto ao Gmail, pois não o uso.
- Quanto ao uso de CPF, considero sim perigoso. E não é só em sites de compras, muitos outros sites também o pedem, mas sem citar qualquer legislação que corrobore tal requerimento.
- Quanto aos concursos públicos, tenho a mesma opinião que tenho com vestibulares e testes semelhantes: sou contrário a publicação de lista de aprovados, com a Internet, bastaria o candidato logar-se no site da inscrição e ver sua situação atual.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp