Testemunho de fé sobre o Cadastro Único

O programa Via Legal, do Conselho de Justiça Federal, traz um lindo testemunho de fé no Cadastro Único. Evidentemente que pensamentos heréticos do tipo, "um só documento de identidade permite maior controle dos seres humanos" ou "se houvesse uma burocracia no séc. XXI, não haveria a necessidade de inúteis documentos de identidade" não serão mostrados.

Comentários

Anônimo disse…
Olá Rodrigo. Não sei se você vai chegar a ler este comentário, mas gostaria de tirar algumas dúvidas contigo, posto que você é esclarecido no assunto.

- O que você acha da relação Google x privacidade? Você confiaria seus e-mails ao Gmail, por exemplo?

- Qual sua opinião sobre a necessidade de CPF ao fazer cadastro em sites de compras eletrônicas? Você já alguma vez comprou ou acha isso perigoso?

- Em concursos públicos, geralmente uma lista com o nome dos aprovados é divulgada na rede. Isso não apresenta algum tipo de perigo?

Agradeço pelo seu trabalho com o blog. É um dos poucos voltados para o assunto por aqui.
Rodrigo Veleda disse…
Oi, vamos por partes:

- De fato, a Google processa uma quantidade inacreditável de dados, incluindo aí, dados pessoais. E quanto maior o número de informações, maior será o risco. Bom, eu não sei quanto ao Gmail, pois não o uso.
- Quanto ao uso de CPF, considero sim perigoso. E não é só em sites de compras, muitos outros sites também o pedem, mas sem citar qualquer legislação que corrobore tal requerimento.
- Quanto aos concursos públicos, tenho a mesma opinião que tenho com vestibulares e testes semelhantes: sou contrário a publicação de lista de aprovados, com a Internet, bastaria o candidato logar-se no site da inscrição e ver sua situação atual.

Postagens mais visitadas deste blog

Como clonar digitais

Digitais falsas

E continua a disCUssão® sobre o Cadastro Único, agora com o nome de Registro Civil Nacional