O Zero Hora de hoje reporta que a média diária de eleitores comparecendo para o recadastramento onde há coleta de informações biométricas é de mil pessoas. O problema é que para que todos os eleitores sejam recadastrados a tempo do prazo de 19 de março, a média teria que ser de 2.400 pessoas por dia. Como diz o secretário de Tecnologia e Informação Daniel Wobeto:
Se persistir a média atual de comparecimentos, não será possível atender a toda a população dentro do prazo, havendo muitos cancelamentos ou grandes filas nos dias finais
Essa é certamente uma reportagem nada favorável as urnetes, então ZH solta esta:
Estima-se que apenas 2% do eleitorado tenham problemas com as digitais
Eu não sei se esta estimativa é pré-recadastramento ou é do recadastramento em si mas 2% da população eleitoral de Canoas (241.165) é 4.823 eleitores. Isso que nós não estamos contando com os episódios de falso-negativo e falso-positivo que obrigatoriamente terão que acontecer.
Adendo importante! Lógico que um pasquim como Zero Hora não iria publicar isso mas o recorde de presença em um dia na “Central de Atendimento Biométrico” foi de 1.129 pessoas na sexta-feira dia 4.
Comentários
O público de 4 de dezembro foi o maior considerando apenas a sexta-feira: http://www.tre-rs.gov.br/index.php?item=640 . Concordo, a matéria não está muito clara, mas com um pouco de esforço e boa vontade é possível interpretá-la corretamente.