O deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) protocolou o PL 3797/2008, que autoriza as empresas de telefonia celular a alugar suas redes. Embora o PL em si não fala em GPS, o sr. Colatto exalta as qualidades do dito sistema. Contudo, a telefonia celular opera independentemente do GPS e vice-versa, demonstrando ignorância em relação a ambos os temas. Confirmando que o PMDB é um Círculo Bolivariano, o dep. Colatto solta esta:
Futuramente, o sistema poderia evoluir para o implante, em caso de comprovada necessidade, com base em laudo médico, de chips subcutâneos em pessoas que necessitam ser monitoradas diariamente, a bem de sua própria segurança e integridade física. Com o crescimento acelerado de nossa população idosa, que requer sempre cuidados especiais, consideramos que a medida teria grande impacto social.
O negócio do PL é chipar as pessoas; celular é apenas uma ponte. Já na inútil Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCSO), o relatório favorável do dep. Marcelo Melo (PMDB-GO) – gente, que graça o relator ser do mesmo partido do autor do PL – consegue ser ainda mais bizarro:
Assim, sob a ótica da segurança pública, a proposição
merece ser aprovada, tendo em vista que contribuirá, de forma significativa, para a melhoria da proteção à integridade física das pessoas e atenderá aos anseios da sociedade brasileira por melhores condições de segurança.
Meu Pai do Céu, como sou atrasado! O telefone celular capturará a energia cósmica dos satélites do GPS e trucidará o meliante. E coisas como perda de sinal, perda do aparelho de telefone celular e outras questões relevantes, como, sei lá, a privacidade dos usuários não são discutidas.
Comentários