Uniformes com chip de RFID são abandonados. Folha de S. Paulo reporta que a cidade de Vitória da Conquista, BA está abandonando o projeto de controle de frequência usando chips de RFID embutido nos uniformes escolares das crianças do ensino público municipal daquela cidade. Como diz a reportagem:
O projeto, contudo, patinou deste o início: pais receberam mensagens com horas de atraso ou até "alarmes falsos", chips se descosturaram das camisetas e houve atrasos na entrega dos uniformes.
E como diz a prefeitura:
A Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou que a experiência com chip nos uniformes reduziu a evasão escolar de 11% em 2011 (quando não existia o programa) para 9% em 2012.
Enfim, um projeto altamente invasivo com resultados patéticos. O desastre é tamanho é que nem sequer é possível encontrar o termo "rfid" no site da prefeitura de Vitória da Conquista. Enquanto desperdiçava-se milhares de reais nisto, o Ideb do ensino público fundamental ficava abaixo do esperado (3,4 no 4°/5º ano ao invés dos 4 esperado) e na lista do Ideb 2011, há apenas 3670 sistemas públicos municipais de ensino melhor do que o de Vitória da Conquista. Prioridades...
Comentários