Pular para o conteúdo principal

Monografia sobre o imbecil "quem não deve não teme"

Achei uma interessante monografia de Daniel Solove (blogueia no Concurring Opinions) da Universidade George Washington que é um belo destruidor de ilusões de "pessoas" que acreditam na frase "quem não deve não teme". A monografia chama-se 'I've Got Nothing to Hide' and Other Misunderstandings of Privacy no San Diego Law Review. Abstrato da monografia:
In this short essay, written for a symposium in the San Diego Law Review, Professor Daniel Solove examines the nothing to hide argument. When asked about government surveillance and data mining, many people respond by declaring: "I've got nothing to hide." According to the nothing to hide argument, there is no threat to privacy unless the government uncovers unlawful activity, in which case a person has no legitimate justification to claim that it remain private. The nothing to hide argument and its variants are quite prevalent, and thus are worth addressing. In this essay, Solove critiques the nothing to hide argument and exposes its faulty underpinnings.

Comentários

Anônimo disse…
O seu é um dos poucos blogs brasileiros que tratam do tema privacidade. Impressionante como esse assunto não recebe muita atenção por aqui. Quanto a monografia, bem interessante. Sempre detestei esse "quem não deve não teme".

Você saberia dizer se há estudos do tipo aqui no Brasil?
Rodrigo Veleda disse…
Caro Anônimo,

Não conheço nenhum tipo deste estudo no Brasil, sobre o "quem não deve não teme". Em português, há algumas monografias sobre privacidade que poderia postar.

Caso queiras que eu aborde algum tema específico sobre privacidade, é só me contatar.
Anônimo disse…
Rodrigo, sou o “anônimo” acima. Obrigada pelo retorno.

Agradeceria se você pudesse indicar tais monografias. Sou leiga na área jurídica, mas o assunto privacidade sempre me interessou.

Gostaria também de saber qual sua opinião quanto à divulgação na internet do nome completo e até mesmo da documentação de pessoas aprovadas em concursos públicos. Com um pouco de conhecimento sobre sites de busca é possível levantar bastante informação sobre alguém. Os concursos deveriam oferecer uma opção de não-divulgação desses dados, concorda?
Rodrigo Veleda disse…
Cara Draak,

Aqui vai uma lista de monografias sobre o tema:
- Uma Arquitetura para Controle de Privacidade na
Web de Lucila Ishitani e
- Da privacidade à proteção de dados pessoais de Danilo Doneda.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp