Podem falar do Bush mas pelo menos ele nunca deu um scanner de corpo inteiro para o Brasil. O Danilo Doneda, um advogado que entende das coisas, noticia em seu blog algo que eu já tinha lido. O Estado de S. Paulo reporta que o Departamento de Estado da Hillary Clinton e Barack Obama doou ao Brasil quatro scanners de corpo inteiro. E claro, quem recebeu estas coisas foi a Polícia Federal, quem mais poderia ser? Presta a atenção na fala do sr. Superintendente de Polícia Federal no Rio de Janeiro, Ângelo Goia:
Nunca há excesso quando se fala de segurança.
E ainda tem gente que pergunta a origem da expressão “estado policial”! Jesus, Maria, José e o dono da manjedoura! Eu nem sei por onde começar a análise desta frase. Eu simplesmente estou estupefato com uma declaração deste tipo. Sem comentários. E se tu achas que Goia para por aí, temos:
Esta técnica seria menos invasiva que outras que já estão em vigor, mais constrangedoras
Doneda faz a pergunta de forma elegante:
É um direito nosso saber no que consistem exatamente tais técnicas, que seriam mais invasivas e constrangedoras do que despir virtualmente um indivíduo e possibilitar que a sua imagem seja utilizada para fins incertos – já que o armazenamento das imagens foi assunto no qual não se tocou.
Eu não! Que diabos de técnicas mais invasivas e constrangedoras são essas, sr. Goia? Eu exijo uma resposta!!!
Para quem não está lembrado, eu denunciei em 11 de fevereiro de 2010 o uso indevido das imagens de tais scanners. Eis que hoje lendo meus feeds, descubro um post do Nick Gillespie no Hit&Run (que todos deveriam ler) falando sobre o caso dum agente da TSA (o órgão federal americano que importuna as pessoas nos aeroportos) que está sendo processado por lesão corporal devido a uma brincadeira que um dos seus colegas fizera numa sessão de treinamento desses tais scanners; tal colega teria se debochado da genitália do réu.
Comentários
http://habeasdata.doneda.net/2010/01/24/full-body-scanner-e-mais/
http://www.anovaordemmundial.com/2010/05/estado-policial-brasil-recebe-body.html
abraços
Emerson