Bandidos, tremei-vos

O Pioneiro de hoje reporta que a cidade de São Marcos, RS possui 16 câmeras de vigilância na cidade, perfazendo uma câmera por 1.256 habitantes. E que a prefeitura colocará uma placa na entrada da cidade avisando sobre o videomonitoramento. Presta atenção no que o prefeito diz:
O intuito é passar segurança. Poderia ter mais câmeras aqui. Se chegássemos à perfeição de ter uma por rua, seria muito bom, né? Claro, precisaria mais policiais para controlar as câmeras. Tem que ter mais pessoas. Estamos buscando colocar uma companhia da BM, que é justamente para aumentar o efetivo
Evidentemente que o intuito é só "passar segurança", pois é isso que as câmeras de vigilância fazem: criar uma falsa sensação de segurança sem embasamento científico e violando a privacidade de milhares de pessoas honestas todos os dias. Agora, Deus nos livre do dia em que a perfeição seja sinônimo de uma câmera de vigilância em cada rua.

Evidentemente que o exemplo de Praia Grande, SP não foi citado na reportagem, reportagem esta que só viu o lado dos partidários pró-câmeras de vigilância. 

Como brinde, a reportagem traz dados sobre câmeras de vigilância na Serra Gaúcha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como clonar digitais

Digitais falsas

E continua a disCUssão® sobre o Cadastro Único, agora com o nome de Registro Civil Nacional