Pular para o conteúdo principal

Governo federal passa a exigir número no CPF para acesso à informação

Um tempinho atrás, fui entrar no site de acesso à informação do governo federal e tão logo pus meu nome de usuário e senha, veio um campo para colocar o número no CPF. Mandei um e-mail reclamando para a Controladoria-Geral da União (que gerencia tal site) e eles me responderam:

Prezado Senhor Rodrigo Veleda
Agradecemos o encaminhamento de sua mensagem.
Em resposta ao seu questionamento, informamos que, embora não fosse a nossa intenção inicial, foi necessária esta resolução tendo em vista a detecção de vários perfis falsos no sistema e a melhor solução encontrada foi a inclusão do CPF por ser um documento confiável.
Atenciosamente,
Equipe Técnica Responsável pelo Portal da Transparência do Governo Federal
Controladoria-Geral da União

Esta explicação de perfis falsos não faz muito sentido, já que o mote do projeto é permitir o acesso à informação (no México, permite-se pedidos anônimos de acesso à informação). Além disso, há um desvio de funcionalidade com o uso do CPF.

Comentários

Anônimo disse…
o formspring não está aceitando mais perguntas anônimas,vê se você consegue achar outro site igual ao formspring para o pessoal poder te fazer perguntas anônimamente
Lucho disse…
Muito interessante isso que você disse do CPF.

Quando ele foi criado, ele tinha uma única utilidade: Identificar aqueles que declaram imposto de renda.

Atualmente o CPF tem 1001 utilidades, exceto a original.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esot...

Até bombeiros poderão ver para quem tu ligaste no Reino Unido

O Daily Telegraph reporta que o desgoverno britânico aprovou uma medida obrigando o armazenamento por um ano de detalhes de toda e qualquer comunicação por meio eletrônico naquele país, incluindo os sites visitados. De acordo com a reportagem, 653 órgãos terão acesso a tais dados sem necessidade de ordem judicial, aí incluidos, polícias, governos locais e até mesmo bombeiros e serviços de ambulância.