Pular para o conteúdo principal

Recadastramento biométrico sem previsão legal transtorna a vida de quem não precisa votar

O recadastramento biométrico de eleitores no Brasil, que não possui nenhuma previsão em lei, está trazendo pessoas que, mesmo se houvesse lei exigindo o tal recadastramento, não precisariam recadastrar-se. Em Caxias do Sul muitos idosos estão indo desnecessariamente aos cartórios eleitorais, como reporta o Pioneiro:
Na fila para atendimento preferencial no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul, gestantes, portadores de deficiência e mães com crianças de colo dividem espaço com idosos. O atendimento para este público não costuma demorar muito, de acordo com Marcelo Reginatto, chefe de Cartório da 16ª Zona Eleitoral, mas muitos estão ali por falta de informação e, consequentemente, sem necessidade. O recadastramento biométrico, assim como o voto, é facultativo para pessoas com mais de 70 anos. Ou seja: só devem estar na fila aqueles que desejam votar nos próximos anos.
O que pode estar levando muitos idosos a sair de casa e ir em busca da renovação do título é o receio de perder a aposentadoria. Com a ideia de que o recadastramento é obrigatório, sob risco de ficarem sem o benefício, muitos têm se deslocado com dificuldades à sede do cartório, na Rua Garibaldi.
(...)
O chefe de Cartório da 16ª Zona Eleitoral explica que quem não fizer o recadastramento terá o título de eleitor cancelado e ficará impossibilitado de votar, fazer ou renovar passaporte, adquirir empréstimos em bancos públicos e tomar posse em cargos públicos, entre outros:
— O título é o documento que será cancelado. Nossa sugestão é que o idoso reflita sobre sua condição e, se possível, faça o recadastramento. Mas ele não é obrigado. O importante é que ele veja o fato de votar e se recadastrar como um direito, não como um dever.
A "ideia de que o recadastramento é obrigatório" vem de uma péssima divulgação na mídia culminada com uma propaganda na TV com o presidente do TRE lendo, sentado, algumas informações sobre o recadastramento (claro, que em momento algum, ele cita o número da lei que "cria" tal obrigação de recadastramento). Agora, chega a ser um tanto sem sentido o chefe do cartório eleitoral pedir que gente que não tem obrigação de recadastrar-se fazer o tal procedimento quando a Justiça Eleitoral sequer tem capacidade de atender os "obrigados" ao recadastramento. E sem contar no peculiar "direito" a ter informações biométricas coletadas para nenhuma função prática, ainda mais se tu não tens pretensão alguma de votar; o princípio da necessidade na coleta de dados foi ladeira abaixo.

Lembrando que, para cumprir a meta de recadastrar todos os eleitores de Caxias do Sul, a Justiça Eleitoral teria que atender cerca de 3.800 eleitores por dia, algo totalmente fora do realizável, pois a mesma Justiça Eleitoral pretende chegar no número de 3 mil eleitores por dia. Outro número difícil de acreditar, pois, para fevereiro, a Justiça Eleitoral só alocou 550 vagas diárias para atendimentos agendados, faltando apenas atender 3.250 eleitores diariamente. E se tu achaste as filas para o recadastramento ruins, espera pelas filas no dia da eleição!

Comentários

Anônimo disse…
"O que pode estar levando muitos idosos a sair de casa e ir em busca da renovação do título é o receio de perder a aposentadoria."

Meu Deus. Quanta desinformação.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp