Pular para o conteúdo principal

Ora só quem voltou? O Consultas Integradas!

A competição sempre é um aditivo à "melhora" contínua. Para que TSE se temos o fabuloso Consultas Integradas. Sirvam nossas façanhas de modelo à toda terra...

O Fantástico fez uma reportagem sobre o nosso Consultas Integradas. Como diz a reportagem:

Endereço, RG, telefone, declaração de imposto de renda. Você acha mesmo que os seus dados estão protegidos? Pela lei, deveriam estar.

Só que a nossa reportagem especial mostra que, na prática, informações pessoais de qualquer cidadão podem ser  encomendadas e compradas, em um mercado clandestino.

Para variar, depois de tudo, o Consultas Integradas continua a dar problemas. Desta vez, 58 juízes foram bisbilhotados, inclusive Sidnei Brzuska, que fiscaliza os presídios no estado. Como diz Pio Dresch, presidente da Ajuris:
Nós constatamos que os nomes de juízes foram consultados, o que sobrará para os demais cidadãos que ficarão numa situação de idêntica vulnerabilidade
O negócio é tão sério que a Ajuris, uma entidade extremamente corporativista, chegou ao ponto de reconhecer os riscos que os gaúchos estão a correr.

Além disso, a reportagem mostra como os dados pessoais que são mantidos em "sigilo" são usados para fraudes no sistema bancário.

Eu tenho uma sugestão para o problema (já que a Ajuris reclamou que o governo do estado nada fez sobre a questão): acabar com esta palhaçada de Registro Geral, recolher todas as carteiras de identidade do estado e tocar fogo num alto-forno da Gerdau.

Debate do Consultas Integradas no Conversas Cruzadas da TVCom:
A atuação do Sr. Michels foi hilária neste primeiro bloco. A alegação, ridícula e absurda, de que os dados do Consultas Integradas são idênticas ao que uma loja tem, beira o deboche; para não falar das câmeras de vigilância e o proporcionamento da "sensação de segurança". Depois teve a intervenção dum promotor, que repetiu um discurso batido e furado. O interessante foi o Cláudio Lamachia e o Cláudio Brito, que teve uma reação bem interessante ao saber que a Secretaria de Turismo do RS tinha acesso ao Consultas Integradas. Depois, Brito falou sobre o uso dos dados do Consultas Integradas para ataques de engenharia social.

Continuando com o papelão, Sr. Michels tem a audácia de dizer que não existe diferenças entre comprar panelas e os dados do Consultas Integradas, sendo a única diferença que quando tu compras panelas não há o acesso a antecedentes criminais. Sim, eu pago imposto no Rio Grande do Sul para ter o "privilégio" de escutar tamanha asneira. Felizmente, havia dois Cláudos, o Brito e o Lamachia, para fazer contraponto ao festival de absurdos de Michels.
Michels conseguiu passar o bloco sem dizer nada de muito ultrajante mas não conseguiu responder as indagações de Schäfer e de Lamachia sobre auditoria.
E Michels continua sendo o "polêmico", agora até trazendo disputas políticas para o seio da discussão. É por isso que não acredito em melhoras no sistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp