Pular para o conteúdo principal

Deputado gaúcho quer acabar com o direito de pacientes de escolher quem acessa seus dados

O deputado estadual Vinícius Ribeiro (PDT) apresentou o PL 112/2013, que "[o]briga os planos de saúde público e privados a manterem e compartilharem entre si e com o Sistema Único de Saúde banco de dados de informações médicas de seus pacientes." Diz o PL:
Art. 1º Os planos de saúde públicos e privados operantes no Estado do Rio Grande do Sul devem manter banco de dados de informações médicas dos seus clientes e respectivos dependentes.
§ 1º Devem constar no banco de dados, especificamente, as seguintes informações:
I – Histórico de alergias a medicamentos, especialmente os anestésicos;
II – Histórico de procedimentos cirúrgicos, transplantes, implantes, próteses e outras informações sobre procedimentos invasivos;
III – Histórico de distúrbios cardíacos, respiratórios e gástricos;
IV – Tipo sanguíneo;
V – Exames médicos; e
VI - Histórico de reações alérgicas;
(...)
Art. 2º Os bancos de dados serão compartilhados entre todos os planos de saúde e com os gestores locais e/ou regionais do Sistema Único de Saúde, através da rede mundial de computadores, através de sítio próprio, para serem usados exclusivamente nas emergências médicas clínicas ou hospitalares.
Todo teu histórico médico deve estar a disposição na Internet para todos aqueles que trabalham com saúde e, também, aqueles que souberem aproveitar as vulnerabilidades do "sítio próprio". Questões que não foram abordadas pelo Sr. Ribeiro:
  • A quem pertence tais dados médicos? Ao paciente, aos operadores da saúde ou ao Sr. Ribeiro?
  • Existe a possibilidade da pessoa recusar a inserção ou compartilhamento de dados?
  • Quais dados científicos foram usados para corroborar tamanha violação de privacidade?
  • Qual a punição para abuso da lei ou recusa por parte de uma pessoa em compartilhar seus dados?
E a justificativa do projeto é um primor de paternalismo:
O presente projeto de lei obriga os planos de saúde público e privados a manterem e
compartilharem entre si e com o Sistema Único de Saúde um banco de dados de informações médicas e de seus pacientes.

Esse projeto tem como objetivo melhorar a qualidade de informações sobre os pacientes, a qual tem consequências imediatas sobre a assistência médica prestada, principalmente a assistência de urgência, pois nesse momento qualquer erro ou dúvida sobre o atendimento ao paciente pode se tornar fatal.

Com a aplicação desta ferramenta o médico não terá de se preocupar com o histórico do paciente – se este guardou todos os exames, se os trará no dia da consulta -, pois com o acesso as informações do passado de seus pacientes terá maior segurança no diagnóstico e no procedimento, os tornando mais eficazes.

Há também a questão de reações alérgicas, pois em uma emergência onde a pessoa não pode se manifestar sobre seu histórico alérgico, qualquer atitude errônea poderá acarretar em dano irreversível, até mesmo a morte.

Tendo em vista, a melhora ao atendimento aos cidadãos, a agilidade em demandas de emergência, a economia em procedimentos desnecessários é que apresento o respectivo Projeto de Lei para apreciação desta Casa.
Já no 1º parágrafo vemos que o projeto de lei está pouco se lixando para as vontades das pessoas em terem seus dados médicos compartilhados ou não. Segundo, eu acredito que a medicina está razoavelmente avançada a ponto de presumir que numa situação de emergência há menos acesso às informações do paciente. Seria interessante citar algum dado científico que mostre que pessoas estão morrendo unicamente por falta de acesso a um histórico médico.

Continuando, o projeto vai para um paternalismo descarado. O paciente esqueceu dos exames? Isto é com o paciente e o médico.

Comentários

Anônimo disse…
http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/667408/?noticia=TAXIS+PODEM+GANHAR+CAMERAS+DE+SEGURANCA

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/05/taxis-de-curitiba-devem-ter-cameras-e-ar-condicionado-diz-projeto-de-lei.html
Anônimo disse…
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2013/05/google-quer-usar-tatuagem-e-pilulas-especiais-para-aposentar-senhas.html

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp