Pular para o conteúdo principal

Vereador de Curitiba quer tuas impressões digitais

O vereador Mario Celso Cunha (PSB) quer adicionar a coleta de impressões digitais ao já irritante e ineficiente processo de passar por um detector de metais ao entrar nos bancos. O projeto de lei, como é praxe, passou como um foguete na Câmara de Curitiba. E se a lei é ruim, a justificativa não fica para trás não. Mas não mesmo!

Uma coisa que não acharás na justificativa, nem com banda de música ou com decreto do bispo, é uma base científica. Mas o que não falta é o apelo à emoção na reportagem que serviu, digamos, de base para essa maluquice. Alguns trechos:
O delegado explicou, ontem, como o equipamento poderia evitar roubos e até latrocínios, como o que vitimou o empresário José Niczay Sobrinho, 50 anos, dono do “Nick Costela no Rolete”, que foi seguido pelos marginais e assassinado, em agosto de 2008. Apesar de ter suas imagens captadas pelo circuito de segurança interna do banco, onde o empresário esteve, os suspeitos ainda não foram presos.
(...)
As informações dos clientes ficariam armazenadas num banco de dados. Dessa forma, quem está com intenção de entrar no banco para coletar informações sobre vítimas, certamente não se atreveria botar o pé na agência.

“Eles não se arriscariam. Mas caso aconteça algum furto e roubo dentro do banco, seria fácil de identificar o suspeito, bastando conferir na lista de quem esteve por lá”, disse.
É iso aí! Entra de sola com um caso de homicídio porque nós não temos nenhum estudo científico que corrobore a tese "coletor de impressões digitais afasta bandidos". Aliás, é importante notar que os bandidos não se intimidaram com o fato da agência ter câmeras de vigilância (como se alguém maldoso se intimidasse com isso). E evidente, que num setor onde não se há privacidade nem anonimato, não há problemas de contas de laranja, fraudes e etc. Ah me lembrei! Existe! Identificação de usuários não serve para nada.

E como é de conhecimento público e notório, em Curitiba não há Internet, então o brilhante delegado Luiz Carlos de Oliveira, ainda não sabe dos inúmeros casos de phishing. Mas quando ele souber disso, ele providenciará a instalação de leitores de impressão digital em qualquer engenhoca que acesse a Internet.

Comentários

Mickey disse…
Vou dar uma "ajudinha" com o pensamento do delegado:

- Se Hitler não tivesse nascido...
- Se aquele avião da TAM não tivesse arremetido...
- Se Einstein não tivesse investido tanto em sua inteligência e em cálculos...
- Se, Se, Se...

Como toda ação é acompanhada por uma reação, muito provavelmente vai acontecer como hoje tem acontecido no Rio de Janeiro. Estão pacificando as favelas, mas os bandidos não são humanizados. Como conseqüência disto, os arrastões se multiplicaram.

"Dessa forma, quem está com intenção de entrar no banco para coletar informações sobre vítimas, certamente não se atreveria botar o pé na agência."
Realmente poderão não entrar, porém muito provavelmente vão passar a assaltar qualquer um que saia do banco.

“Eles não se arriscariam. Mas caso aconteça algum furto e roubo dentro do banco, seria fácil de identificar o suspeito."
E quem disse que precisa ser uma pessoa suspeita para vigiar os clientes dentro do banco. Ou vão prender todos que estiveram dentro da agência no dia do assalto?

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp