Pular para o conteúdo principal

Enccla attacks... yet again!

O Advogado-Geral da União, Jose Antonio Toffoli (que conseguiu os cargos graças ao fato do mesmo ser um membro do PT desde 1995), está mancomunando com a Polícia Federal, TCU e outros da turma do Enccla (Encontro Nacional de Combate à Privacidade, ou, informalmente conhecido como Estratégia Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e Recuperação de Ativos) um "parecer" para aumentar os já abusivos poderes de violação de privacidade que o desgoverno federal possui.

O "parecer" permitiria a qualquer burocrata de plantão acesse dados cadastrais em órgãos do governo e concessionárias de serviços públicos sem uma ordem judicial. O absurdo "parecer" chegaria ao ultrajante acesso direto a dados protegidos por sigilo fiscal. Isso mesmo, um procuradorzinho poderia devassar teu imposto de renda sem mandado judicial, basta apenas ele ter a vontade, seja por motivos legítimos, seja pelo fato do vibrador do "doutor" ter falhado na noite imediatamente anterior à devassa.

Apesar dos absurdos propostos por Toffoli, a frase mais medonha foi dita pelo Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, que disse:

“A proteção que a Constituição confere à intimidade e ao sigilo não pode acobertar crimes. O cidadão de bem não precisa de sigilo.” (grifo meu)
Isso! O sr. Eu-Não-Sei-Quem-É-O-Maior-Beneficiário-do-Mensalão acaba de revogar o artigo 5º da Constituição federal. A sentença de Souza é tão fora-da-caixinha, tão ultrajante que mesmo a Receita Federal teve que fazer de conta que tem algum apreço à privacidade alheia ao dizer que "[t]eme o vazamento das informações."

Curiosamente, ninguém sabe até hoje o que essa tal de Enccla já trouxe de benefícios para o Brasil.

P.S.: Toffoli disse:
“A Enclla (sic) traz uma mudança de mentalidade, imprimindo ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro prioridade sobre disputas internas de vaidade e de poder. Não se trata de uma olimpíada ou campeonato, temos de trabalhar em solidariedade, pois o patrão de cada poder aqui presente é um só - o povo brasileiro”
Pois que vos digo: estais todos demitidos. Se é para vos pagar para tenhais idéias de jerico, eu, então, tenho melhores formas de gastar dinheiro sem violentar a privacidade alheia.

Comentários

Anônimo disse…
Nada comparado com a barbaridades propostas no seu blog, mas apenas um exemplo da total falta de consideração das instituições financeiras com os dados de seus clientes.

O Banco Real lançou uma promoção para seus cartões de crédito. A cada R$50 reais gastos, o correntista ganha um cupom que concorre a um sorteio mensal. Excelente, só que eles fornecem pelo website o seu total de cupons acumulados, sem qualquer autenticação do usuário. Basta o número do CPF do correntista.

Com a vulgarização completa do CPF, isto equivale a publicar para qualquer "interessado" o seu total mensal de gastos com o cartão de crédito.

Aqui está o website:

https://www.promocaoganhaganhaganha.com.br/
Rodrigo Veleda disse…
Este tipo de informação só deveria estar disponível no Real Internet Banking.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp