Pular para o conteúdo principal

Falou e disse, colega!

A colunista Rosane de Oliveira do Zero Hora acertou na mosca em sua coluna de quinta-feira:
Lei que não cola

Diante das reclamações de lojistas e clientes, o deputado Carlos Gomes (PPS) já admite mudar a esdrúxula lei que exige a apresentação de carteira de identidade nas compras com cartão de débito e crédito.

Ontem, em conversa com os presidentes da CDL de Porto Alegre, Vilson Noer, e da Federação das CDLs, Vitor Koch, o deputado concordou com a criação de um grupo técnico para propor a revisão da lei.

A melhor revisão seria a revogação, até para poupar os caixas de supermercados dos xingamentos de clientes mais exaltados. (itálico meu)
Eu não poderia concordar mais contigo, Oliveira. Mas a prova viva da imbecilidade da lei foi o fato do "amado" sr. Dep. Carlos Gomes (PPS) ter admitido, em uma reunião com membros de entidades do comércio, que não consultou as partes envolvidas, nem tampouco um guia de redação, ao propor sua leizinha incoerente, mal-escrita e incostitucional. E nas palavras de uma pessoa que não foi consultada, o presidente da Agas, Antônio César Longo, disse que "[a] perda das vendas com a incidência da Lei será maior do que o prejuízo dados pelos golpes".

Como já demonstrei fartamente neste blog, esta lei é totalmente incostitucional e ilegal, não surtindo nenhum efeito legal por qualquer parte envolvida em transações com cartões de crédito. Revogação já, uma vez que não dá para reformar leis que não têm valor legal.

Comentários

Anônimo disse…
olha eu trabalho no comercio ha muitos anos e não acredito que esta lei iria diminuir as vendas pois apenas os mau intencionados podem não gostar. Qual o problema de apresentar uma carteira. Acredito que o que esta faltando é competencia nos caixas ou gerentes de alguns estabelecimentos para mostar aos clientes que este tipo de lei serve única e exclusivamente para proteger os clientes.

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp