Pular para o conteúdo principal

DNI Eletrônico causa problemas na Espanha

O DNI Eletrônico, algo que os galegos chamam de "controlo social sobre a cidadania galega", está gerando inúmeras filas por toda a Espanha. O Diario de Léon reporta que a confusão tomou conta na unidade da Polícia Nacional que emite o tal documento em Léon; confusão esta que começa no sistema de agendamento, que está sempre dando problemas e que acaba na não-diferenciação das pessoas que querem o DNI normal e o eletrônico. Resultado: filas longas!

Em Tenerife, as filas se formam às dez da noite do dia anterior no prédio da Chefatura de Polícia, sem que isso seja garantia de ser atendido, porque há um número limitado de senhas que são distribuidas e tal agendamento só poderá ser feito na terceira noite em claro na fila. Ah, o título da reportage é "Castigo por ley".

Se isto tudo não fosse o bastante, o sistema de emissão de DNI eletrônico recusa sobrenomes comuns na Espanha como Gómez ou Pérez, aumentando ainda mais as filas para a emissão do mesmo. Como também em Tenerife ou Léon, o Ideal reporta:
El sistema de turno por números ha provocado en la última semana interminables colas, alimentadas por la urgencia de todos aquellos que necesitan pasaporte para viajar y los padres de adolescentes que piden el DNI para realizar sus viajes de fin de estudios.
Tal problema com os DNIs eletrônicos também está causando problemas na emissão dos passaportes, sendo que numa terça-feira, nenhum passaporte foi emitido em Madri.

Ora, tais problemas não existiriam se a identificação de pessoas fosse feita de forma particular, com vários emissores competindo entre si. Isso aumentaria a segurança do sistema, já que as empresas teriam que sempre investir em confiabilidade do sistema, e aumentaria a privacidade das pessoas, que não precisariam ter mais um número único (ou mesmo ter um número) e poderiam a qualquer tempo deixar de ter tal documento.


Pessoas pagando o pão que o diabo amassou para poder ter o DNI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp