Pular para o conteúdo principal

Hospedar-se no Brasil é caso de polícia

Como é de praxe em democracias liberais modernas como China, Cuba e Coréia do Norte, no Brasil os dados dos clientes são repassados sem muito alarde para os órgãos de segurança pública dos estados. Como diz a Associação Brasileira da Indústria dos Hotéis:
1. Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH) - os meios de hospedagem deverão fornecer mensalmente as informações previstas nos impressos Ficha Nacional do Registro de Hóspedes - FNRH, observando, para tanto, os procedimentos e exigências estabelecidos pelo Órgão Estadual de Turismo competente. As informações relativas a cada hóspede, constantes da FNRH, serão mantidas pelo período determinado pela unidade policial competente em cada Estado, ou, na ausência desta determinação, por um período mínimo de 3 meses; (grifo meu)
Mas não é só em hotéis. Até nos pacatos campings o ardor totalitário da Embratur queima a privacidade alheia:
Art. 1º - Fica instituído, nos termos do parágrafo único, do art. 25, da Resolução Normativa do CNTur nº 27, de 22 de julho de 1987, o modelo da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes de Camping - FNRH.C, constante do Anexo Único, desta Deliberação Normativa.
Art. 2º - A Ficha referida no artigo anterior será de uso obrigatório dos Campings classificados pela EMBRATUR e preenchida, urna para cada módulo ocupado no empreendimento, em 3 vias.
Art. 3º - As segundas vias das fichas preenchidas deverão ser encaminhadas aos Órgãos Delegados da EMBRATUR, pelos responsáveis pelos Campings, até o dia l0 do mês seguinte ao de sua utilização.
Contudo, não chegamos ainda a nível da Bahia, que quer constituir um banco estadual de dados com todos os clientes de hotéis, coletando, inclusive, as impressões digitais dos usuários. E como é o praxe em países amantes da liberdade como a ilha-presídio de Fidel:
Durante a apresentação do sistema pelos técnicos da empresa Comtecno, foram destacadas algumas vantagens operacionais do Sihtur, como: consolidação e integração dos dados da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes (FNRH) para otimização do planejamento turístico do estado. geração de informações para órgãos oficiais de gestão de turismo, segurança pública e trade turístico; e soluções moduláveis em função das necessidades específicas de cada meio de hospedagem, agregando segurança e confiabilidade. (grifo meu)
Isso aí! A boa e velha desculpa da segurança pública, como se cadastro algum pudesse impedir crimes. Ou pior, tratando todos como suspeitos de crimes que não ocorreram e provavelmente nunca ocorrerão. E por que não, então, permitir que a polícia bisbilhote os dados pessoais dos turistas? Pois esta é a idéia de Mato Grosso do Sul:
Outra questão é a FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes) em que vamos ser pioneiros no Brasil porque vamos implementar projeto para que a FNRH seja on line. Vou poder monitorar 24 horas qual é o movimento de turistas em Mato Grosso do Sul e desse movimento dependo para fazer o fluxo de turistas anual. Outra facilidade é que a Deca (Delegacia Especializada em Crimes Ambientais e Proteção ao Turista) também vai poder ter acesso a essas informações e controlar se há algum bandido. Qualquer hotel, desde que tenha internet, poderá enviar os dados. Será um salto de qualidade nas informações prestadas. E queremos, no máximo, até o final de fevereiro implantar [o sistema], pois já estamos em testes. Mato Grosso do Sul vai ser o único Estado brasileiro que vai ter essa ficha on line.
É, realmente, o Fernandinho Beira-Mar vai ir para um hotel em Campo Grande e vai dar seu endereço real. Assim como a Madre Teresa de Calcutá e a velha também.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quero ver tu achares uma constitucionalidade

Ophir Cavalcante Junior, diretor tesoureiro da OAB falou ao 1º Encontro Nacional de Identificação do Polícia Federal e fez vários questionamentos sobre a constitucionalidade do Registro Único de Identificação Civil, oficialmente conhecido como Cadastro Único (CU). Como diz a reportagem : Uma das principais preocupações da OAB com o sistema único de identificação, observou, é de que ele possa representar violação aos direitos fundamentais e garantias individuais, previstos no artigo 5° da Constituição, ou favorecer no futuro o fortalecimento do autoritarismo e de um Estado policial, ante o eventual enfraquecimento ou desaparecimento da democracia no País. Meu Deus do Céu! A OAB ainda tem dúvidas sobre a "violação aos direitos fundamentais e garantias individuais" que o CU pode inflingir sobre as pessoas no Brasil? A OAB já ouviu falar em Ahnenpaß ?

Eu vejo a luz!

Não. Eu não estou falando de um fato eleitoral ocorrido esta semana (algo que não aconteceria se Mitt Romney fosse o candidato). Estou falando de um comentário que recebi. A um bom tempo atrás, ainda em abril de 2006, mandei um e-mail para a ONG SaferNet perguntando quem a financia, essas coisas da vida. Esperei sentado, deitado, caminhando, correndo e de outras formas e nada. Eis que a luz aparece para mim nesta madrugada. O leitor Leandro (sem sobrenome) deixa um comentário que transcrevo na íntegra: Quem são os agentes envolvidos? O próprio site da Safernet ajuda a descobrir: http://www.safernet.org.br/site/institucional/redes/inhope E esta Inhope: https://www.inhope.org/en/partners/partners.html https://www.inhope.org/en/partners/sponsors.html Sabendo-se quem é principal patrocinador desta rede dá para entender porque a Safernet implica tanto com o Google e o Orkut. Como fazia um tempinho que não acessava o site da SaferNet, notei que eles mudaram o layout da página. Indo ao pri

Privacidade, algo que passa TRI longe

Esqueci-me de postar um pedido de acesso à informação que fiz à Prefeitura de Porto Alegre sobre o TRI , o sistema de bilhete eletrônico dos ônibus portoalegrenses. Fiz o pedido em 8 de março, com prazo para 11 de abril, mas só recebi a resposta no dia 7 de maio. A despeito da demora, a pessoa que me respondeu fez a gentileza de responder-me usando meus questionamentos, ao invés de elaborar uma resposta geral e separada. Abaixo as perguntas e as respostas. Prezado(a) Sr.(a) Relativo ao seu pedido de informação ao Município de Porto Alegre, informamos o que segue:  - Existe uma política de privacidade para o programa? Se sim, gostaria de receber uma cópia de tal política. Não existe um Documento formal, entretanto a política adotada é de confidencialidade e privacidade dos dados.  Eles lidam com uma quantidade considerável de dados, que permitem rastrear uma pessoa dentro de Porto Alegre mas não formalizaram uma política de privacidade, utilizando-se apenas da esotérica exp