Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de julho, 2011

Vazamento de dados em hospitais paulistanos

O Folha de S. Paulo de hoje reporta que hospitais relacionados à Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo  teriam vazados dados sigilosos sobre pacientes. Entre esses dados, estariam o nome completo, idade, doença e tipo de tratamento realizado. Estes dados estariam livremente disponíveis na extranet da dita Secretaria. Por sua vez, a Secretaria de Saúde limita-se a agradecer o Folha pelo alerta. Nada de pedido de desculpa às pessoas que tiveram dados sigilosos expostos.

Governo que acabar com privacidade nos hotéis

O @Mturismo ( Ministério do Turismo ) implantará um sistema de registro de hóspedes online e em tempo real. Bom, para quem lê este blog isto não é novidade pois em 3 de dezembro de 2006, ou seja, 4 anos, 8 meses e 8 dias de antecedência, eu bloguei que isto já estava sendo previsto. E no post, tinha o agravante da Bahia querer a coleta das impressões digitais dos hóspedes.

Bandidos, tremei-vos

O Pioneiro de hoje reporta que a cidade de São Marcos, RS possui 16 câmeras de vigilância na cidade, perfazendo uma câmera por 1.256 habitantes. E que a prefeitura colocará uma placa na entrada da cidade avisando sobre o videomonitoramento. Presta atenção no que o prefeito diz: O intuito é passar segurança. Poderia ter mais câmeras aqui. Se chegássemos à perfeição de ter uma por rua, seria muito bom, né? Claro, precisaria mais policiais para controlar as câmeras. Tem que ter mais pessoas. Estamos buscando colocar uma companhia da BM, que é justamente para aumentar o efetivo Evidentemente que o intuito é só "passar segurança", pois é isso que as câmeras de vigilância fazem: criar uma falsa sensação de segurança sem embasamento científico e violando a privacidade de milhares de pessoas honestas todos os dias. Agora, Deus nos livre do dia em que a perfeição seja sinônimo de uma câmera de vigilância em cada rua. Evidentemente que o exemplo de Praia Grande, SP não foi citad